quarta-feira, 20 de maio de 2009

Captadores magnéticos

Captadores magnéticos
Todo captador de guitarra elétrica é um “transdutor”, transdutor é o nome que damos a qualquer dispositivo eletrônico ou eletromagnético usado para converter todas as formas de energia física em energia elétrica.
Na guitarra elétrica ele converte a energia da vibração das cordas em impulsos elétricos de corrente alternada, que alimentam o amplificador, que por sua vez multiplica a intensidade desses impulsos e os passa a um ou mais alto-falantes, que os transforma em ondas sonoras.
As guitarras elétricas possuem normalmente captadores magnéticos, a maioria desses captadores tem o imã de alnico, o alnico é uma liga feita de alumínio,níquel e cobalto.
A forma do imã varia de acordo com o projeto do captador, mas basicamente os captadores magnéticos de guitarra são feitos da mesma forma: um imã de alnico enrolado por uma bobina de cobre esmaltado.
A bobina de cobre possuía originalmente 8.350 espiras, mas hoje os captadores possuem 7.600 espiras.











Existem guitarras que usam captadores piezo elétricos como as Variax, essas guitarras a primeira vista parecem não possuir captadores, mas eles ficam colocados na ponte do instrumento e normalmente possuem controle individual para cada corda. Elas também possuem um sistema eletrônico que permite emular sons de outras guitarras como as Fender  e Gibson.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve responderei!