terça-feira, 19 de maio de 2009

O Polimento Francês

O Polimento Francês

O polimento francês é o acabamento tradicionalmente usado em violões clássicos e violinos. Se este acabamento for bem aplicado, ele fica com aparência muito atraente e com uma espantosa profundidade, a técnica de aplicação do polimento francês é usada há muitos anos por luthiers em todo o mundo, diferente dos vernizes sintéticos modernos o polimento francês é um acabamento menos resistente, ele pode manchar com água, álcool e produtos como cera automotiva e lustra-móveis, mas tem a vantagem de ser fácil de reparar, quando esses pequenos incidentes acontecem.
Envernizando com goma laca.


Atualmente poucos luthiers usam este acabamento em seus instrumentos, pelo fato de sua técnica de aplicação ser mais demorada que os vernizes modernos, mas o polimento francês possui uma beleza clássica que o faz ser preferido por muitas pessoas.
Uma outra vantagem desse acabamento é que ele não emudece o som do instrumento, conservando as características sonoras da madeira.
Mais explicações detalhadas no meu livro "Como Envernizar com Goma Laca-Os Segredos do Polimento Francês". Você  pode comprar este livro de maneira segura pelo PayPal ou Pix, ou ainda por depósito bancário.






4 comentários:

  1. Olá Joelson,
    Parabéns pela publicação do livro, prova que não dependemos sempre de referências estrangeiras.
    Estou refazendo o acabamento de uma Les Paul feita pelo luthier Adauto Soares, de fortaleza, CE. Penso em usar o polimento francês, mas acredito que seria bom uma boa camada de óleo antes da goma-laca. Pensei no óleo de linhaça e no óleo de tungue. Qual na sua opinião seria o mais adequado para usar antes do polimento frances?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Avanzito, a intenção dos livros é passar informações para quem não tem nenhum conhecimento sobre alguns assuntos de luteria.

      Não aconselho a usar óleo antes da goma laca, poderá ter problemas de aderência, o óleo de linhaça é usado na goma laca mas não desta forma.

      Para acabamentos em guitarras elétricas, o ideal é usar um verniz sintético mais forte.

      Um abraço.

      Excluir
  2. Bom dia, Joelson. Enviei uma mensagem perguntando sobre o livro de polimento francês, mas ainda não tive resposta. Não sei se vc está recebendo minha mensagem ou se seu e-mail mudou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcus, o e-mail correto é este: joelsonluthier@gmail.com

      Abraço.

      Excluir

Em breve responderei!