domingo, 4 de novembro de 2012

Violão Lucenir Luthier - Restauração total.





Este é o violão de um músico conhecido aqui em Porto Alegre.

Infelizmente ele levou o violão para uma pessoa que se dizia "luthier", ele queria escurecer o tampo do instrumento, e o sujeito pintou todo o instrumento com uma tinta preta grudenta, além de quebrar o tampo e uma das laterais ao forçar a barra, para tentar recolocar a caixa equalizadora, um verdadeiro prejuízo. Veja que ele pintou a roseta também.

Pintou inclusive o captador, sem retirá-lo e  sem raspar o acabamento antigo.

Pintou a etiqueta do instrumento.

E nem sequer retirou as tarraxas.

Veja o absurdo, tudo pintado, tarraxas, captador, escala, osso da pestana, trastes, etc. Repare a grosseria da pintura.

Deu bastante trabalho para remover toda esta tinta.

Por mim eu deixava o instrumento assim, com o tampo claro.

Mas o cliente queria o tampo escurecido, e foi o que fiz.

Este é o fundo depois de recuperado.


Aqui já com algumas demãos de verniz.



Ficou espelhado.


A abertura da caixa de equalização estava pequena e precisava de ajustes, após ajustá-la a caixa foi para o lugar sem problemas.




Violão já pronto, ainda sem a sétima corda.

Graças a Deus consegui recuperá-lo.

8 comentários:

  1. Parabéns cara, que trabalho magnifico, estou a procura de um luthier assim como vc aqui na minha cidade mas ta dificil, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios ao meu trabalho Edinardo, continue procurando que você encontra, existe muita gente boa nesta arte no Brasil! Um abraço!

      Excluir
  2. Boa noite Joelson. Gostaria de saber se você tem algum trabalho publicado ou leciona. Gostaria de fazer reparo em verniz que lascou, trincou no tampo do violão se é possível ou se somente envernizando de novo. No caso de envernizar de novo gostaria de fazer com goma laca, mas como vou desenvernizar ou lixar para poder envernizar depois? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robson,tenho alguns livros que vendo aqui no blog, no momento não estou dando aulas infelizmente. O melhor resultado para este tipo de serviço que quer realizar e retirar todo o verniz velho, aconselho você estudar bastante antes de fazer qualquer coisa em seu instrumento, o serviço de verniz é o mais complicado para se fazer, e os primeiros resultados não são satisfatórios, é um serviço que precisa de prática. Um abraço!

      Excluir
  3. Joelson, boa tarde, realmente você salvou o violão. Parabés.

    Gostaria que você tirasse uma dúvida, adquiri um violão da marca Morris, (Morris Classic Guitar. Modelo C1750C/EQ). Além da maraca e modelo, também está escrito assim na etiqueta:"Inspected by D. S. Hur".

    Não encontrei nenhuma referência sobre ele. O que sei é que tem essa marca sendo vendido bem barato como no mercado livre (menos de R400,00), mas tem o modelo japonês, valor bem mais alto (mais de R$1.300,00). E pelo que vi na madeira do meu violão, o tampo não parece ser compensado.

    Você conhece essa marca e modelo de violão?

    Tenho 3 fotos desse violão, segue o link:

    https://http2.mlstatic.com/violo-eletrico-morris-classic-guitar-D_NQ_NP_958469-MLB25794382937_072017-F.jpg

    https://http2.mlstatic.com/violo-eletrico-morris-classic-guitar-D_NQ_NP_810511-MLB25794391676_072017-F.jpg

    https://http2.mlstatic.com/violo-eletrico-morris-classic-guitar-D_NQ_NP_768386-MLB25794391683_072017-F.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giullio, obrigado pelos elogios ao trabalho e por visitar o meu blog. Infelizmente não conheço muito dessa marca de violão para poder afirmar se ele tem o tampo maciço ou não, o que posso lhe informar é que esse seu instrumento provavelmente é chinês, pois o número de série é precedido de uma letra "C". É bem difícil atualmente identificar nesses instrumentos chineses se o tampo é maciço ou laminado, porque muitas vezes eles são compostos com lâminas muito finas que quando olhamos na boca do instrumento praticamente não dá para perceber mesmo. Outra prática da fabricação chinesa, é fazer o instrumento maciço com uma madeira ruim e cobri-la com uma lâmina fina de madeira nobre, aí engana muita gente que não conhece muito desses instrumentos, mas verifique se consegue encontrar as especificações do fabricante. Um abraço!

      Excluir
  4. Parabéns pelo brilhante trabalho. O violão do jeito que chegou dava vontade de chorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Carllo, valeu mesmo!! Desculpe pela demora na resposta mas é que alguns comentários foram para a caixa de spam e demorei muito para descobró-los. Obrigado!

      Excluir

Em breve responderei!