Sobre o Luthier



Joelson Oliveira é Carioca, nasceu no Rio de Janeiro em uma família de músicos, teve o primeiro contato com a arte da luteria ainda criança, quando um de seus irmãos resolveu construir um contrabaixo elétrico. 

A experiência bem sucedida de seu irmão fascinou o futuro luthier, que a partir daquele momento passou a se interessar profundamente pela luteria, estudando a arte de maneira auto-didata.

Com o passar dos anos, mesmo exercendo outras atividades (técnico em contabilidade, desenhista e técnico em eletrônica) o luthier passou a consertar os próprios instrumentos, sempre estudando a arte e aprofundando-se mais em pesquisas sobre a construção dos instrumentos de corda e sobre as características das madeiras. 

Desenvolveu suas próprias técnicas de restauração e fabricou algumas ferramentas que não encontrava a venda no Brasil, depois passou a consertar os instrumentos da família e dos amigos e a fabricar os primeiros instrumentos maciços e depois os acústicos, para em um passo seguinte montar sua própria oficina e se dedicar totalmente a luteria, realizando serviços profissionais de manutenção, restauração e fabricação de instrumentos de corda.

Joelson trabalha profissionalmente como luthier desde 1999, nesse período trabalhou durante os anos de 2003 a 2010 no Rio de Janeiro como luthier das lojas Agito Musical, Musical Madureira e PRS Instrumentos Musicais.

Em 2007 iniciou um projeto de escrever e-books sobre luteria com uma linguagem facilitada e preços acessíveis, a intenção dos e-books era levar o conhecimento a pessoas que não poderiam contar com os serviços de um luthier em suas regiões ou para aqueles que tinham curiosidade pelo assunto, deste projeto saíram seis livros: "300 dicas de luteria", "Como colar o cavalete", "Como envernizar com goma laca", "Aprendendo a soldar", "Construa um circuito de guitarra sem saber nada de eletrônica" e "Como regular sua guitarra". Os e-books continuam sendo vendidos até hoje aqui no blog e em outras plataformas, cumprindo o objetivo do autor. 
  
Atualmente o luthier trabalha em sua oficina própria na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul.